A HISTÓRIA QUE NOSSOS PROFESSORES NÃO CONTARAM – VOLUME 2 EM VÍDEOS

 


Olha nós de novo aqui, não é novidade falar que eu sou fissurado por história, afinal de contas você já sabe, né? Por essa causa eu resolvi publicar dominicalmente esse compilado de vídeos do canal UMA HISTÓRIA À MAIS no Youtube. Acredito que dentre essas histórias você se surpreenderá com fatos e particularidades que nunca foram sequer citados pelos nossos livros de história. Apreciem sem moderação, afinal, estudar faz bem para a mente, corpo e alma!

ERRY JUSTO - Jornalista

_________________________________________________ 

Vídeo 1) LOUCO OU LIVRE? JÂNIO QUADROS, O MAIS POLÊMICO PRESIDENTE DO BRASIL

Em seu curto mandato de apenas sete meses como presidente do Brasil, Jânio Quadros tomou medidas que desagradaram o povo, os militares, os parlamentares e os empresários. Ele conseguiu gerar desconfiança em adeptos da direita e da esquerda política com a mesma facilidade. Afinal, Jânio era um espírito livre ou um grande maluco?


 

Vídeo 2) LIVROS PROIBIDOS NO BRASIL - DESDE O PERÍODO COLONIAL 

Ao longo da História, foram várias as vezes em que livros foram proibidos, confiscados e/ou destruídos. Em diversas culturas, nos mais diferentes lugares e períodos, a censura de determinadas leituras equivaleu à tentativa de banir da sociedade ideias contrárias ao pensamento dominante. Muitas palavras escritas e impressas viraram cinzas e fumaça, mas não conseguiram ser apagadas da cabeça das pessoas. Neste vídeo mostramos que desde o começo da história do nosso país, houve proibição de vários autores e títulos, até mesmo considerados malditos no Brasil por muito tempo. Aqui falamos de alguns. Muitos outras obras, a exemplo de Macunaíma (Mario de Andrade), ficaram de fora para não prolongar demais o vídeo.

  

Vídeo 3) CASAMENTO ENTRE PARENTES E DOENÇAS HEREDITÁRIAS DA REALEZA

 

Êita mundo louco esse... Para manter o poder, as famílias reais do mundo todo costumavam fazer casamentos entre os próprios parentes. Tios com sobrinhas, primos de primeiro grau e até irmão com irmã. O costume vem desde a antiguidade. O problema é que essas relações consanguíneas geram diversas doenças hereditárias.

  

Vídeo 4) ROMANCES PROIBIDOS: SEGREDOS DE ALCOVA E ESCÂNDALOS AMOROSOS DA HISTÓRIA DO BRASIL 

Quando eu falo que o Brasil é um país que não tem jeito, alguns me repreendem. Mas veja só a nossa história! Exploremos um pouco a intimidade de figuras históricas do nosso país, para falar de alguns romances do passado que se destacaram por serem ou secretos ou proibidos, e alguns até escandalosos. Amores que desafiaram a sociedade da época, que duraram uma vida inteira ou somente uma noite de paixão, alguns que deixaram filhos e outros que só deixaram memórias.

  

Vídeo 5) ROMANCES PROIBIDOS (2): SEGREDOS DE ALCOVA E ESCÂNDALOS AMOROSOS DA HISTÓRIA DO BRASIL 

Vamos explorar um pouco a intimidade de figuras históricas do Brasil, para falar de alguns romances do passado que se destacaram por serem ou secretos ou proibidos, e alguns até escandalosos. Amores que desafiaram a sociedade da época, que duraram uma vida inteira ou somente uma noite de paixão, alguns que deixaram filhos e outros que só deixaram memórias.

  

Vídeo 6) CARLOTA JOAQUINA - A RAINHA MEGERA DO BRASIL 

Carlota Joaquina, mãe de D. Pedro I, fez fama por suas aventuras amorosas, seu temperamento esquentado, suas conspirações palacianas e seu ódio pelo Brasil. Será que é tudo verdade? Venha conhecer um pouco mais sobre essa personagem importante da História do Brasil.

 

Vídeo 6) DEIXOU A REALEZA PELO AMOR DE UMA MULHER. HARRY NÃO FOI O PRIMEIRO 

A decisão do príncipe Harry de se afastar da família real britânica não é inédita. Há mais de 80 anos, o rei Eduardo VIII renunciava ao trono para se casar com uma mulher americana, divorciada e que não era nobre.

  

Vídeo 7) MEDICINA MACABRA - MÚMIA EM PÓ E OUTROS REMÉDIOS COM RESTOS MORTAIS 

Mas que loucura! Por várias centenas de anos na Europa, principalmente nos séculos 16 e 17, os restos mortais eram usados na medicina. Acreditava-se que, ao consumir partes do corpo humano, uma pessoa receberia a força do falecido. Europeus, incluindo padres, cientistas e até reis, consumiam remédios contendo sangue, ossos e gordura humanos para tratar vários tipos de doenças. O roubo de túmulos virou uma realidade e as múmias egípcias passaram a ser traficadas e até falsificadas.


Vídeo 8) A PAIXÃO IMPOSSÍVEL DO MACHADO DE ASSIS (E OUTRAS CURIOSIDADES DO AUTOR) 

O escritor Machado de Assis já se apaixonou por uma pintura,  aprendeu francês numa padaria, e queimava cartas em um caldeirão. Essas e outras curiosidades sobre o autor você verá neste vídeo.


Vídeo 9) O ÚLTIMO ZEPELIM, VOOS NO BRASIL E FIM TRÁGICO 

O desastre da explosão do balão dirigível que transportava 97 pessoas marcou o fim das viagens de zepelim em 1937. Antes disso, esse tipo de aeronave fez muito sucesso por onde passava, deixando as pessoas impressionadas pelo seu tamanho e velocidade. O Brasil era um dos destinos do zepelim, que sobrevoava e parava em várias cidades.


Vídeo 10) HOMEM DESENTERROU ALGO INCRÍVEL NO QUINTAL DA CASA NOVA 

Descubra o que este americano do Arizona descobriu quando resolveu fazer uma escavação no quintal da casa que ele havia comprado. O homem foi investigar um boato de que algo misterioso havia sido enterrado lá muitos anos antes. O que terá sido? 


 

Postar um comentário

0 Comentários